Saiba o que acontece com o corpo de quem viaja para Marte


Partiu Marte? Será que é realmente uma boa ideia?

Algumas pessoas desejam ir visitar o planeta vermelho, mas, quais são os reais riscos de se fazer uma viajem para um lugar tão distante e tão distinto do nosso planeta Terra?

Pensando nisso, alguns cientistas de todo o mundo estão estudando sobre o assunto.

 

O que eles querem saber é o que pode acontecer no organismo humano depois de algum tempo sobrevivendo em Marte, além de vários fatores como a gravidade, outras coisas devem ser levadas em consideração no estudo, a qualidade de vida, a pressão psicológica, a saudade de casa, equilíbrio emocional, alimentação, hidratação entre outros, são inúmeros os fatores que contribuem para a nossa expectativa de vida, que, aqui em nosso planeta, só vem aumentando, mas e lá?

Bom, segundo especialistas no assunto e cientistas, uma pesquisa está sendo desenvolvida para realizar este tipo de avaliação, e para responder algumas destas questões, uma viajem à Marte pode demorar de seis a oito meses, e mesmo a pesquisa ainda não esteja concluída já é possível ter algumas informações sobre.

A pressão psicológica, estresse e distância da família são considerados os grandes vilões, e não são apenas alterações no comportamento, mas, influenciam na perda de algumas capacidades e habilidades, tais como: concentração, coordenação e atenção.

Por estarem em um ambiente fechado, a capacidade de propagação dos micróbios é bem maior, aliando com o estresse dos astronautas, que causa a baixa imunidade, os riscos de doenças são maiores do que na Terra.

A alta radiação em que os astronautas podem ser expostos é um dos riscos mais perigosos, pois na Terra somos protegidos pela atmosfera e pelo campo magnético, mas, em Marte este tipo de exposição aumenta o risco de câncer, doenças degenerativas, problemas de circulação, além de causar enjoo, fadiga e vômitos.