Menino de 11 anos denuncia o próprio pai por tráfico de drogas


Um menino de apenas 11 anos de idade chamou a atenção da imprensa internacional depois de denunciar o próprio pai por tráfico de drogas.

O caso ocorreu em Lawrence, nos Estado Unidos, na semana passada, quando o garoto ligou para a polícia por ter achado uma bolsa aparentemente cheia de drogas no quarto de seu pai. No ano de 2016, o garoto já havia chamado o Departamento de Assistência Social para ajudar seu pai, segundo informações da Polícia local.

O pai do menino, identificado como Yamil Mercado, de 40 anos, foi acusado na última sexta-feira, no Tribunal Distrital de Lawrence,por ameaça imprudente a uma criança e tráfico de mais de 200 gramas de drogas ilícitas.

Várias mulheres – a, princípio, parentes do homem – choraram na sala do Tribunal  quando viram o Mercado, que apareceu atrás de uma proteção de  vidro. Brendan Kelley, defensor público designado para representar Mercado, disse brevemente durante a audiência que Mercado possui um registro criminal não muito extenso.

O defensor alegou que o homem vivia em um quarto na casa da própria mãe, pois tinha sido despejado de outro apartamento. “Eu não ouvi falar sobre muitos chefes do tráfico sendo despejados”, ironizou o advogado. “Ele tem quase 100% de certeza de que seu pai está traficando “, disse o correspondente da polícia.

Um porta-voz da polícia disse que o departamento não poderia comentar mais sobre o caso por causa das leis estaduais e federais de confidencialidade que vigoram nos Estados Unidos. No quarto de Mercado, a polícia apreendeu 212 gramas de heroína e fentanil, já embaladas em sacos plásticos, e cujo valor era estimado em cerca de US $ 8.500 ou quase R$ 30 mil reais.

Em uma entrevista por telefone, o chefe de polícia de Lawrence, James Fitzpatrick, disse que as drogas suspeitas representavam um risco para a criança, que agora está vivendo em um “local não revelado” e sendo vigiado pela polícia.  “Eu acho que ele é muito corajoso por fazer isso”, disse Fitzpatrick. Foi a primeira vez que o policial viu alguém denunciar o próprio pai traficante à polícia . “Sabemos que foi difícil para ele, mas foi  o melhor”, disse Fitzpatrick.