O 1º supermercado brasileiro em que clientes podem trocar lixo reciclável por comida


Sabe o Acre, aquele estado que muita gente negligencia? Ele está dando um verdadeiro show de sustentabilidade em diversos outros Estados com PIB superior no Brasil.

O Estado acabou de ser presenteado com uma ideia inovadora: o primeiro supermercado do Brasil em que se pode trocar lixo reciclável por alimentos! É isso mesmo!

O mercado, que foi apelidado de “TrocTroc” dá aos clientes a opção de trocar garrafas PET, latinhas de alumínio e seus lacres, além de outros materiais recicláveis por qualquer um dos produtos postos à venda por lá.

E a troca compensa: 1 kg de material reciclável equivale a R$ 0,50 em produtos. Se os clientes levarem o material limpinho e em perfeitas condições, as latinhas já amassadas etc., esse valor terá um bônus acrescido em 20%.

E há uma ampla gama de produtos para os clientes escolherem e trocarem como frutas, legumes, verduras, grãos, todos produzidos na região, objetivando reconhecer a importância dos produtores locais.

A ideia foi lançada por Marcelo Valdão, presidente da House of Indians Foundation, entidade que luta pelos interesses e manutenção da cultura dos índios. Com isso, o mercado foi deixado para ser administrado por índios da tribo Ashaninka, que, além da economia e do desenvolvimento regional, propicia que os índios realizem o “bom e velho escambo”.

E, claro, além de tudo, a iniciativa tende a preservar o meio ambiente.

Essa ideia é simplesmente fantástica. Imaginem só quantas pessoas em situação de vulnerabilidade social ou até mesmo quem gosta de economizar poderiam ser beneficiadas com a expansão do mercado?