Tráfico ordena: “Saiam da nova Cracolândia”.


 

Integrantes de facção criminosa ordenam que a Cracolândia volte para a Alameda Cleveland.

 

 

A facção criminosa (PCC) que comanda o tráfico da Cracolândia, quer que os usuários voltem para a Alameda Cleveland, fazendo assim um retorno ao espaço que já havia sido tomado pela pelos agentes públicos de segurança.

Pelo menos 600 usuários se revezam nas compra das drogas, numa verdadeira procissão do usuários de crack, a nova Cracolândia estava concentrada na Praça Princesa Isabel, e a e a volta deles para a Alameda Cleveland foi feita sem que os agentes públicos de segurança usassem força. No dia 21 de maio, ocorreu uma operação policial na área, onde muitos suspeitos de tráfico  foram presos, e ao invés de acabar com a feira das drogas, que eram vendidas a céu aberto e a vista de todos, acabou se  espalhando para outras áreas da cidade. Onde houve maior concentração foi  a Praça Princesa Isabel,  que começou a ser chamada de “Nova Cracolândia”.

Quem ordenou a volta para o antigo endereço foi o Primeiro Comando da Capital (PCC) para tentar evitar que outros traficantes fossem presos, o que afetaria a facção criminosa. Pois, a facção criminosa achou que a disposição geográfica da nova Cracolândia não era muito boa ao tráfico, pois estava cercada por policiais, e isso dificultava a entrada e a venda das drogas.

O combate ao trafico de drogas é muito prejudicial aos moradores e principalmente ao comércio local, já que por ali existem muitas escolas, escritórios e comércio de roupas.

A força de segurança fez interferências e as ações, duas vezes no mês de junho, que  resultaram na prisão de traficantes. Essas operações de segurança foram comandadas pela Polícia Militar (PM) com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Saída dos usuários da nova Cracolândia foi espontânea, sem o uso da força policial. Fotos obtidas pelo G1 mostram a chegada de policiais militares à praça logo após a debandada dos dependentes.