Operação Proteína da Polícia Federal: contra venda de anabolizantes


30 Mandados de prisão e 75 de busca e apreensão, apenas hoje em Operação Proteína da Polícia federal

 

Visando desarticular o comércio irregular de anabolizante, a Policia Federal faz hoje a operação denominada Proteína, para tentar atingir três grupos de criminosos especialistas em comercializar de forma irregular, anabolizantes e outras drogas.

Para isso a Policia Federal se mobilizou para cumprir 30 mandados de prisão e 75 de busca e apreensão em seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A Operação Proteína começou em julho de 2016, depois de informações do comércio desses medicamentos e substâncias ilícitas irregulares e até mesmo falsificadas em lojas de suplementos alimentares, academias de ginástica e alguns particulares em Rio Grande.

Na primeira operação, denominada Black Dragon, em dezembro de 2016, foram averiguados que três grupos criminosos é que faziam o fornecimento, partindo de São Paulo. As substâncias vinham de forma totalmente irregular do Paraguai, Argentina e Índia.

A Polícia Federal observou que muitos desses produtos eram falsificados e adulterados e também adquiridos no mercado interno de forma fraudulenta e colocados para revenda clandestinamente. E ainda foram constatados o envolvimento e participação de policiais federais, civis e civis.

Essas organizações criminosas movimentavam uma bolada mensal de cerca 2 milhões de reais.