RJ Operação Calabar visa prender 96 PMs e 70 traficantes


Mega operação hoje no RJ contra a corrupção

– Operação Calabar/ Rio- Reprodução G1

 

A Polícia Civil realiza hoje, 29/06/2017, a Operação Calabar, que recebeu esse nome devido Domingos Fernandes Calabar, considerado por muitos como o maior traidor da história do país. Essa ação policial visa prender 96 policiais militares, 70 traficantes e suspeitos de participarem de um esquema de corrupção na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Muitos dos policiais envolvidos ainda são do efetivo do 7º BPM de São Gonçalo, eles estão sendo acusados de estarem envolvidos num caso que envolve propina paga por traficantes, que rendia cerca de R$ 1 milhão mensais aos militares envolvidos.

Essa mega operação colocou 800 agentes e 110 delegados nas ruas para prender os suspeitos, e está sendo a maior ação policial da história que envolve corrupção, PMs e traficantes.

Os policiais presos, depois das averiguações e comprovação vão responder por crimes de: organização criminosa e corrupção passiva. Os civis por: tráfico, organização criminosa e corrupção ativa.  Os PMs envolvidos eram considerados  “varejistas do crime” oferecendo seus serviços por valores altos, pela ajuda aos criminosos, como escoltas aos criminosos, sequestro de outros traficante e aluguel de armas da corporação, tudo descoberto através de escutas feitas pela investigação. A escuta ouviu dois mil diálogos e interceptadas 250 mil ligações entre PMs e traficantes,  assim pode fazer o inquérito e indiciar os suspeitos.

Todo esquema foi descoberto pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), quando prenderão um dos suspeitos, que  era o responsável por recolher a propina para dar aos policiais.