Superlotação na cadeia, presos aguardam em viaturas


Porto Alegre – Mais de 20 Presos aguardam em viatura policial.

 

 

Mais de 20 presos aguardam vagas em presídio em Porto Alegre | Foto: Samuel Maciel

Cerca de 20 presos prontos para seguir para o sistema prisional, estão recolhidos em uma das salas de um prédio dentro da área do Instituto Pio Buck e outros estão detidos dentro das viaturas da brigada militar.

Os presos aguardam transferência e serão remanejados, assim que novas vagas em presídios surgirem, declara a Superintendência dos Serviços Penitenciários – SUSEPE. Atualmente, uma sala do albergue penal estava sendo usada para receber presos provisórios, que tem capacidade de 45 vagas emergenciais,  desde que o ônibus-cela Trovão Azul foi desativado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

As viaturas policiais devido a esse problema, estão sendo obrigadas a permanecer no pátio e provisoriamente viraram custódia dos presos. Alguns dos detentos ficaram por falta de espaço, do lado de fora, algemados ao cinto de segurança, outros dentro dos veículos ou no porta-malas.

Devido a isso os policiais permanecem no local, vigiando os detentos, cada policial está encarregado de sua respectiva ocorrência. No fim de semana haviam 26 presos em 11 viaturas da Brigada Militar e em duas da Força Nacional, até uma viatura da Polícia Rodoviária e duas da Guarda Municipal. Todos carros estavam estacionados no pátio do albergue, com  30 agentes no local. Fazendo com que as ruas e avenidas da cidade acabaram sem policiamento.
O Instituto Pio Buck fica ao lado da Cadeia Pública na Zona Leste da capital.

A SUSEPE disse que a situação depende de  abrirem vagas, sendo  priorizada a transferência de detentos que se encontram nas viaturas.
Em nota, “A SUSEPE já encaminhou nove detidos ao sistema prisional, e até à noite mais sete deverão ir. Os demais sairão à medida em que surgirem vagas. Os das viaturas têm prioridade. A capacidade do Pio Buck é de 45 presos e já está no teto”.