Ontem milionário, hoje pobre: conheça a trajetória de Eike Batista


Eike Batista é um dos homens mais conhecidos no mundo, de um grande milionário, ele passa, em 2014 a ser um simples homem de classe média, com um déficit em suas contas de 1 bilhão de dólares, em 2017 ele passou pela pior fase e chegou a ser um foragido da justiça.

Filho de uma alemã com um brasileiro, Eike fez fortuna com a exploração de carvão mineral, gás, petróleo, energia, logística, mineração, e indústria naval. Foi o fundador e presidente do famoso grupo EBX de acordo com a Forbes, a fortuna de Batista era avaliada em torno de 900 milhões de dólares, mas foi em 2017 em que se tornou réu e preso em um dos desdobramentos da operação lava jato, ele é acusado dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

Eike já chegou a residir em um quarto de penitenciária, depois de ter seu nome na lista de foragidos da Interpol em fevereiro de 2017.

O mesmo é um dos sete filhos de um dos ex ministro de minas e energia, Eliezer Batista da Silva, também dono da Companhia Vale do Rio Doce, de 1961 a 1964 e de 1979 a 1986.

Em 2015, todos os bens de Batista foram bloqueados à mando da justiça, isto incluindo os da sua ex esposa e familiares, o ex empresário, agora presidiário responde por seis crimes na Justiça Federal, em 2012, em uma pesquisa realizada pelo SBT, Eike ficou em 21º como o maior brasileiro de todos os tempos, em 2013, sua fortuna perdeu cerca de 99 por cento de seus ativos em um ano sendo reduzida para 200 milhões de dólares.

Após venda de parte da EBX, Eike se tornou a terceira pessoa mais rica do Brasil, isso no ano de 2012.