Super gonorreia preocupa os médicos da OMS


Uma super gonorreia vem deixando os médicos de todo o mundo em alerta

 

Uma perigosa super gonorreia está sendo motivo de alerta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pois a forma de tratar a doença está cada vez mais complexa e quase impossível, essa bactéria desenvolveu resistência aos antibióticos existentes.

È uma situação “grave” sendo “apenas uma questão de tempo” pois os antibióticos mais potentes usados contra a gonorreia já estão se tornando antiquados. O motivo dessa disseminação em massa é o sexo oral sem camisinha, a incerteza e demora na detecção da infecção, além de que a infecção tratada com antibióticos errados e obsoletos tende a aumentar a disseminação da gonorreia.

Segundo a médica Teodora Wi, especialista da OMS, “A bactéria que causa a gonorreia é particularmente esperta. Toda vez que tentamos uma nova classe de antibióticos para tratar a infecção, a bactéria evolui para resistir ao medicamento”.

A OMS apurou informações de 77 países e achou uma resistência generalizada a antibióticos. Mas um fato interessante é que os países de alta renda estão sendo detectadas ocorrências de infecção intratável até os de última geração, isso pode ser a ponta do iceberg, pois a gonorreia, isso não é uma recorrência apenas de países pobres que vendem remédios obsoletos e de baixo custo, e onde os sistemas para diagnosticar as infecções incuráveis são precários e a gonorreia é uma doença recorrente.

O caso é de fato preocupante para a OMS, a gonorreia pode infectar os órgãos genitais, o reto e a garganta. As mulheres são as mais prejudicadas do que os homens, pois elas podem ter doença pélvica inflamatória, gravidez ectópica e infertilidade, bem como um aumento do risco de infecção por HIV