Trump é pressionado sobre o clima por lideres de todo o mundo na G20


Lideres de todo o mundo pressionam Donald Trump na G20

Na G20 aumenta a pressão de lideres de todo o mundo sobre o presidente dos EUA, Donald Trump, faça concessões em relação ao clima, para promover o desenvolvimento econômico mundial de forma sustentável; e também para comércio.

Enquanto os líderes mundiais se reuniam na cidade de Hamburgo, os Brics – Brasil, Rússia, Índia e China – emitiu um comunicado para que o G20 faça uma pressão para implantar o acordo climático de Paris, mesmo que Trump no mês passado, tenha decidido se retirar do pacto.

O presidente chinês, Xi Jinping, disse.”O acordo de Paris contra a mudança climática é um consenso importante que não vem facilmente e não deve ser abandonado facilmente“. Trump e Xi se aproximam, pois Washington está pressionando Pequim contenha a Coreia do Norte e ameaçando os chineses com medidas comerciais punitivas.

Theresa May, primeira-ministra britânica, disse a rede BBC “Não iremos renegociar o acordo de Paris, ele permanece, mas quero ver os EUA procurando maneiras de voltar a ele”.

Este é um momento de muitas alterações no mundo geopolítico global, onde as políticas de Trump “A América em Primeiro Lugar” estão unindo aEuropa e a China.

Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, terão um encontro que terão uma atenção especial após às agências de inteligência dos EUA alegarem que Moscou interferiu na eleição dos EUA para Trump ganhar a presidência.

Angela Merkel, a chanceler alemã, tem que ter muito jogo de cintura para conduzir seus colegas a um consenso sobre comércio, clima e migração. Tudo virá polêmica desde que Trump assumiu a Casa Branca.

A Alemanha terá eleição em breve e Angela Merrkel, não deve parecer subordinada as vontades de Trump, já que ele não é popular na Alemanha, nem poderá se mostrar favorável a um confronto, já que isso poderá piorar o clima já tenso com Washington.