Um dalit é o novo presidente da Ìndia


O dalit intocável Ram Nath Kovind, venceu a presidência da Índia.

Os partidários e os membros do partido político do governo indiano Bhartiya Janta Party (BJP)
celebram a eleição de Ram Nath Kovind como presidente da Índia na sede do partido em Nova Deli
em 20 de julho de 2017.

 

Ram Nath Kovind, ex-advogado,71 anos, hoje 20/07/2017, venceu a eleição presidencial na Índia, sendo o segundo presidente do país surgido desta casta social conhecido como “dalit ou intocável”, por ser um grupo de pessoas mais desfavorecidas dentro do contexto de castas do País.

Ram Nath Kovind ao centro.

Ram Nath Kovind se elegeu com maioria dos voto, 65%  dos  parlamentares e das assembleias nacionais e regionais. Sua vitória revigora e da mais força ao primeiro-ministro nacionalista hindu Narendra Modi e aumenta sua popularidade entre os200 milhões de intocáveis do país.

Narenda Modi felicitou o companheiro no Twitter  com o post, “Felicitações para Shri Ram Nath Govind Ji por ter sido eleito persidente da Índia! Melhores votos para um mandato fecundo e inspirador”.

O BJP tem seu eleitorado na maioria pessoas das altas castas, mas os nacionalistas veem nos dalits a força para sua base eleitoral.

Mesmo a Constituição da Índia oficialmente ter acabado com as castas sociais, o preconceito ainda é uma realidade, pois aos “dalits” ainda fazem os serviços ofícios ingratos, como a limpeza de excrementos,  pois são considerados “impuros”.