Venda de maconha para uso recreativo começou esta semana; entenda


 Começou nesta última quarta-feira,(19) a venda de maconha exclusivamente para uso recreativo, a erva que tem propriedades medicinais estará a venda em algumas farmácias do país sul- americano que com esta novidade, tornou-se o primeiro país da América Latina a aceitar a distribuição da erva de maneira legal e autorizada.
O Uruguai já vinha discutindo a situação da substância a vários anos, mas, foi só neste ano, que se iniciou a distribuição, O comércio iniciou após os 1307 dias da promulgação da lei que foi devidamente aprovada no período entre 2010 e 2015, tempo em que quem liderava o país era o presidente esquerdista, José Mujica.
Segundo Mujica, a aprovação do comércio recreativo da droga teria servido como uma estratégia para acabar ou pelo menos diminuir o tráfico de drogas no país. Em todo o Uruguai, apenas dezesseis farmácias disponibilizarão a erva para a venda. Apenas em poucas quantidades, casa pessoa deverá fazer a aquisição.
Cerca de 4.700 pessoas se registraram para a compra do cannabis, sendo que a população do país é de mais de 3,4 milhões de habitantes,  Apenas 4 das 16 farmácias se localizam em interiores do país, todas as doze restantes ficam nas capitais, segundo o IRCCA e o presidente da Associação de Farmácias do Interior, AFI.
A realidade dos farmacêuticos, é que, parte deles estão desacreditados no lucro que este tipo de venda poderá trazer para eles, até porque, cada farmácia tem a aquisição da substância controlada, podendo adquirir apenas dois quilos do produto por mês, e para a decisão não cabe nenhum recurso ou variante disponível, como não bastassem as exigências, os empresários também tiveram que se preocupar com a violência, que faz parte de todo o mundo, e tiveram que colocar botões anti-pânico e vidros a prova de balas para evitar os assaltos e provavelmente roubo da maconha, segundo Arizaga, tudo tem saído muito caro.