Balanço do Programa Redenção que prevê o fim da Cracolândia


264 kg de drogas foram apreendidos, 80 mil abordagens e 43 mil atendimentos aos usuários em dois meses da Operação Redenção na Cracolândia.

Já se passaram dois meses após ação na Cracolândia, que deu inicio na madrugada do dia 21/07/2017, na  Luz,  Centro de São Paulo, quando o prefeito João Doria anunciava o“fim da Cracolândia” e anunciou o Programa Redenção, voltado para o combate ao forte uso e comércio de drogas na região.

Nesse período, foram apreendidos 264 kg de drogas, 230 pessoas foram detidas por suspeita de tráfico, foram realizadas 80 mil abordagens aos usuários e 43 mil atendimentos, 900 agentes estiveram envolvidos nessa operação, eles esvaziaram a Rua Helvétia e Dino Bueno, depois para a Praça Princesa Isabel, depois a mando dos próprios traficantes o comércio de drogas acabou sendo transferido para a Alameda Cleveland, no Centro de São Paulo.

Segundo a Prefeitura, uma base da Guarda Civil fica estacionada na Praça Júlio Prestes, na região central, próximo à ela ficam os dependentes de drogas. A falta de segurança é total segundo os moradores e trabalhadores da região, “Eles assaltam muito, eles roubam as lojas, furtam as lojas”, reclama Sandra Souza, proprietária de uma lanchonete nas proximidades. “Tinha que por mais segurança aqui na rua, polícia patrulhar mais um pouco. Tem dia aqui que não passa uma viatura também“, afirma Rubens Silva Freire, recepcionista de um hotel da região.

Alguns dependentes que fazem parte do antigo projeto Braços Abertos, ex-prefeito Fernando Haddad , dizem não saber o que vai acontecer com eles nessa nova gestão. Que pregava a reinserção social dos usuários de droga, dando emprego e moradia. Hoje, 388 pessoas moram em hospedagens no bairro pagos pela Prefeitura. Eles não sabem se esse projeto continuará avigorar, A Prefeitura disse que as pessoas acolhidas no programa Braços Abertos continuarão a ser atendidas, “Que com o avanço das ações em andamento sejam implantadas soluções alternativas de acolhimento“.

Segundo a gestão municipal as equipes da assistência social realizaram, desde o o inicio da operação 25.235 abordagens na região da Luz. Sendo,  10.786 encaminhamentos para acolhimento, 7.719 atendimentos na Unidade Emergencial de Atendimento e 6.730  se recusaram ser atendidos.

A tenda na Rua Helvétia, não tem mais o nome “Braços Abertos”, a placa foi retirada na presença do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Felipe Sabará. O espaço continua acolher os dependentes químicos, com funcionamento 24 horas.