Adolescente alemã que se juntou ao EI – Estado Islâmico, agora quer voltar para seu lar.


Adolescente alemã que se juntou ao EI, agora quer voltar para seu lar.

 

Linda deixou a Alemanha para se juntar às fileiras do Estado Islâmico (EI) e casar com um combatente checheno.

Linda Wenzel, 16 anos, estudante, natural de Pulsnitz, cidade perto de Dresden, Alemanha, saiu de sua casa para se unir ao Estado Islâmico. Agora esta presa no Iraque, e o único desejo da jovem rebelde é voltar para casa.

Ela morava com a mãe, o padrasto e uma meia-irmã, mas quando conheceu há um ano em um site, um rapaz combatente checheno, ela deixou a Alemanha para se juntar às fileiras do autoproclamado Estado Islâmico (EI) e se casar.

Então na primavera de 2016, Linda Wenzel, com apenas 15 anos, resolveu se interessa pelo Islã, se converteu a religião sem falar aos pais e muda radicalmente. Desde então, se interessava pelo assunto, lia notícias, falava com outros seguidores do islamismo pelo Facebook. Qundo chegou a época do Ramadã, jejum religioso dos muçulmanos, disse a família que estava fazendo regime. Diz a mãe da garota ao jornal Guardian, “Não demos muita importância, até lhe comprar uma cópia do Alcorão”.

Quando resolveu se juntar ao EI, disse aos pais que iria passar o fim de semana na casa de uma amiga, mas na verdade voou para Istambul, Turquia,  seguiu até a fronteira e uniu-se ao Estado Islâmico. Chegando na cidade de Mossul no mês de outubro de 2016.

Desde de julho do ano passado, os pais a procuravam, sem êxito. Mas, a pouco foi localizada numa prisão em Mossul, com outras três garotas alemãs., Linda Wenzel  ou Linda W., foi presa pelas forças iraquianas e estava com outras 20 mulheres do EI, vindas da Rússia, Turquia, Canadá, Líbia e Síria, elas foram encontradas em barricadas e explosivos num túnel em Mossul.

O procurador público sênior de Dresden, Lorenz Haase, confirmou aque está presa e diz que ela esta recebendo apoio do consulado.  Ela foi baleada numa das coxas, e tem uma ferida num dos joelhos, causado por um ataque de helicóptero

Linda disse a imprensa, “Quero sair da guerra, das armas, do barulho”, disse, citada pelo britânico Guardian. “Só quero ir para casa, para a minha família”.

.Linda Wenzel deseja ser extraditada para a Alemanha e diz ainda que irá cooperar com as autoridades. Mas, segundo a legislação iraquiana, a jovem pode ser condenada