Esquema de cidadania ilegal na Itália é desmantelado


O esquema ilegal de cidadania a brasileiros termina com 5 pessoas foram presas.

Uma operação batizada de “Carioca”, está sendo realizada , hoje 27/07/2017,  com a finalidade de acabar com o esquema ilegal de cidadania italiana, onde pelo menos 500 brasileiros forma beneficiados no ano passado.

Cinco pessoas foram presas acusados falsificarem documentos para legalizar a situação dos estrangeiros, entre os presos estão o “vigile” (“fiscal municipal”), Mariano Pozzoli, 64 anos, comandante da polícia de Ospedaletti Lodigiano, e A.C., 42, um oficial de Estado da mesma comuna, só foram divulgadas as iniciais do nome. Além desses  W.G., 38 anos, empresário brasileiro, proprietário de uma agência,  Monza.

Outros dois, também foram presos, mas estão em regime de prisão domiciliar, que são, B.M., 44,  esposa do empresário, brasileira, e F.I., 57, proprietário de uma firma de aluguel de carros,Verona.

De acordo com a nota oficial da GdF, “as investigações permitiram revelar um sistema de corrupção de funcionários públicos que sob pagamento permitiam que sujeitos provenientes do Brasil tivessem residência na Itália e, em particular, na comuna lodigiana“.

Os dois funcionários públicos italianos presos “declaravam falsamente em atas a presença de brasileiros“mesmo não estando no país e depois iam a um”lugar preventivamente acordado” com os outros empresários presos.

A residência era atestada em casas disponibilizadas — direta ou indiretamente — pelos mesmos sujeitos investigados“,  segundo a GdF.

Os interessados em obter a cidadania italiana pagavam entre 3,5 mil euros e 5 mil euros obter a cidadania ilegal, e cerca de 1.250 euros desse valor acordado”iam para os bolsos dos oficiais“.

Foram ainda apreendido a quantia de mais ou menos 900 mil euros  nas residências dos suspeitos.