Etiene Medeiros é a primeira mulher brasileira a vencer o Mundial de natação


Etiene Medeiros torna-se a 1ª brasileira a vencer um Mundial de piscina longa.

 

 

Etiene Pires Medeiros recebeu a medalha de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos,  por chegar em primeiro na final dos 50 metros, do nado costas. E evento aconteceu em Budapeste, Hungria, a morena teve o tempo de 27s14, e bateu o recorde das Américas. É a primeira vez que uma brasileira ganha a medalha de ouro e vira campeã mundial em piscina longa, é um marca histórica .

Está sendo uma vitória muito esperada pela natação feminina do Brasil,  que foi disputada metro por metro por Medeiros. Disputaram pelo titulo com a brasileira, a chinesa Yuanhui Fu, com 27s15 – um centésimo a mais -, que ficou com a medalha de prata. E com 27s23, quem ganhou a medalha de bronze foi a bielorrussa Aliaksandra Herasimenia.

Etiene, de 26 anos,  agora é a recordista sul-americano da prova. Elá já havia ganho o Mundial de piscina longa  em Kazan, em 2015, mas chegou em segundo lugar e levou a medalha de prata. Em piscina curta, a nadadora teve outras três  conquistas em Mundiais,  uma prata e um bronze. No Rio 2016, sela ficou no oitavo lugar, 50 m livres.

Outros Brasileiros participam do Mundial, como Ana Marcela Cunha, maratona aquática, conseguiu levou a medalha de ouro nos 25 km e duas medalhas de bronze nos 5 km e 10 km.

Nicholas Santos conseguiu o segundo lugar nos 50 m borboleta, João Gomes Júnior, segundo lugar nos 50 m peito, e, por fim, a segunda colocação no revezamento 4x100m.