Câmera de um soldado morto em 1944 foi achada e revela fotos da Segunda Guerra


A descoberta ocorreu por acaso. A câmera encontrada guardava fotos que foram reveladas por pesquisadores que a encontraram.

Imaginem o privilégio que seria poder ver detalhes da Segunda Guerra através da visão de alguém que esteve lá de fato! Pois bem, isso é possível! Recentemente foi encontrada uma câmera  de um soldado morto em 1944. Os responsáveis pelo achado são um capitão da marinha Americana, Mark Anderson e o historiador Jean Muller.

Os dois pesquisadores passavam pelo local em sua busca a objetos da chamada Batalha de Ardenas, que tiveram como palco as montanhas de Luxemburgo – pequeno Estado da Europa Ocidental. Eles encontraram uma trincheira que fora escavada durante a Segunda Guerra Mundial, nela encontraram, enterrada, a câmera fotográfica. Ali haviam também muitos outros pertences do combatente que foi identificado como sendo Louis J. Archambeau. O filme que estava na câmera do soldado só foi revelado setenta anos após registrarem as imagens. Por todas estas décadas o filme, apesar de estar exposto às intempéries da natureza, pôde armazenar e preservar seu conteúdo.

As fotografias revelam cenas tocantes onde homens caminham com armamento de grosso calibre em meio à neve; outros operam armamento pesado. Em uma das imagens o soldado faz uma foto sua com seus companheiros de luta.

A Batalha das Ardenas (dezembro de 1944-janeiro de 1945) foi a última contra-ofensiva alemã e durou 35 dias. Liderada por Hitler, a batalha atingiu a região de Ardenas (Bélgica), França e Luxemburgo, onde a câmera foi encontrada. Os alemães eram numericamente superiores durante este ataque, tendo em vista que as forças americanas e britânicas estavam com suas linhas de combate muito espalhadas. O massacre foi sangrento e cruel, devido às adversidades climáticas que se tornaram o frio rigoroso e a neve abundante. A batalha foi planejada em segredo, com o mínimo de instruções via rádio, o que dificultou a preparação das tropas Aliadas e facilitou o êxito alemão.

O soldado Louis, foi morto nesta batalha, deixando para trás a câmera com uma grande e valiosa história a ser contada. Confira a seguir as imagens que foram divulgadas: