Assaltantes se revoltam com Geddel e o que fazem choca toda a família


A fazenda do ex ministro Geddel Quadros Vieira lima foi invadida no sábado (23) por cerca de 25 índios armados de espingardas e outras armas longas. A Fazenda Esmeralda fica na cidade de Potiraguá, sul do estado da Bahia e, segundo relatos, foi invadida por volta das duas horas da madrugada. Além de índios haviam militantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) e do Movimento de Luta Pela Terra (MLT), estes, segundo o delegado Antonio Roberto Júnior, não estavam armados.  O delegado, que também é coordenador da Polícia Civil em Itapetinga, afirma que os funcionários da fazenda foram feitos reféns durante toda a madrugada e libertados pela manhã.

Dois dias depois uma outra fazenda de propriedade do ex-ministro foi assaltada. Bandidos adentraram a propriedade com caminhões e levaram cerca de 25 cabeças de gado. A polícia trabalha na investigação deste último caso com duas hipóteses: que este roubo tenha sido articulado pelos invasores da Fazenda Esmeralda, ou que seja de autoria de uma quadrilha que vem praticando roubos de gado pela região há um tempo.

A respeito da ocupação da Fazenda, a família do ex-ministro, que está preso, pediu na justiça a reintegração de posse da propriedade. Os índios invasores afirmam que a propriedade é um cemitério de seus antepassados e por esta razão deveria ser de propriedade deles. O advogado de Geddel afirma que o pedido da família foi convertido no último dia 29 e a justiça ficou de encaminha uma equipe que vai averiguar a situação da ocupação.

Segundo o delegado que investiga o caso, um oficial de justiça foi até o local a fim de identificar os ocupantes. A intenção é identificar quem são os ocupantes, quantos são e quais motivos os levaram a invadir o local. O advogado espera que a justiça apure o caso e decida pela reintegração da propriedade à família.

Geddel está preso no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília. O mandado de sua prisão foi expedido após a polícia encontrar 51 milhões de reais em um apartamento que seria de uso pessoal do ex-ministro.

Veja no vídeo o momento da prisão de Geddel:

Veja também: