População demonstra grande apoio à revogação do Estatuto do Desarmamento


Quem é a favor do porte de armas?

É a pregunta que não quer calar.

A Lei do Desarmamento vigora no Brasil após um plebiscito popular realizado no anos de 2005, e agora um novo projeto de lei tramita no senado propondo mudanças no Estatuto do Desarmamento.

O Senador Wilder Morais, do partido PP, Goiás propõe a revogação do Estatuto por meio de um novo plebiscito, para fazer mudanças na lei que possibilite o porte de armas de fogo a quem desejar ter uma arma.

A proposta tem o apoio de aproximadamente 100% dos cidadãos, sendo 233,966 votos a favor ante 9,901 contra, que votaram na consulta pública do portal e cidadania.

No novo plebiscito o cidadão terá que responder a três questões, de resposta “sim” ou “não”.

  1. “Deve ser assegurado o porte de armas de fogo para cidadãos que comprovem bons antecedentes e residência em área rural?”;
  2. “O Estatuto do Desarmamento deve ser revogado e substituído por uma nova lei que as assegure o porte de armas de fogo a quaisquer cidadãos que preencham requisitos objetivamente definidos em lei?”.
  3. “O Estatuto do Desarmamento deve ser revogado e substituído por uma nova lei que as assegure a posse de armas de fogo a quaisquer cidadãos que preencham requisitos objetivamente definidos em lei?”- (Está questão é praticamente igual a anterior, apenas troca a palavra “porte” por “posse de armas”).

Este projeto só depende do relatório que será feito pelo Senador da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Sérgio Petecão.

O senador Wilder Morais disse que, “Hoje, o bandido não tem receio algum de cometer um crime, pois sabe que não encontrará resistência. Mas, ao saber que poderá ser surpreendido, será que ele cometeria esse crime? Por que devemos restringir o direito da população de se defender?“.

Segundo a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, Senadora Regina Souza do PT, do Piauí.

É preciso antes fazer uma discussão de um plano de segurança único, com participação dos estados e dos municípios. As polícias, que têm treinamento, às vezes agem de maneira errada, imagine as pessoas comuns que não têm treinamento? Vai comprar uma arma e levar para casa?“.

O Senador Wilder Morais afirma para se ter um armamento o cidadão será testado e treinado para poder ter uma arma.

 

Veja o vídeo:

 

Veja também: