5 coisas que o corpo experimenta quando é cremado


A cremação é um procedimento que reduz a cinzas o corpo humano. Apesar de parecer uma prática moderna, ela já tem mais de três mil anos de existência. Por volta do século 10 a.c, soldados gregos mortos em batalhas eram cremados e as cinzas enviadas aos familiares. Apesar disso, algumas religiões condenam a prática, como é o caso dos judeus. Para eles a alma se separa do corpo lentamente à medida que este se decompõe, e a cremação interferiria neste processo. No Brasil, a cremação é legal e regulamentada.

Para ter seu corpo cremado em nosso país é necessário deixar explícito este desejo através de documento assinado pelo interessado e por testemunhas. O documento deve também ser reconhecido em cartório. Sendo assim, o processo começa com a pessoa ainda viva.

Veja a seguir as etapas que envolvem todo o processo:

 

1. O corpo é preparado.

Na preparação para a cremação são retirados todos os materiais metálicos que estejam no corpo, pois não serão queimados. É necessário garantir a ausência de materiais como implantes ou peças preciosas que poderiam ser destruídas pero calor. Importante salientar que o corpo só é liberado para a cremação no mínimo 24 horas depois de atestada a morte. Já o prazo máximo pode chegar a dez dias.

 

 

2. O corpo é submetido ao calor intenso.

Introduzido na câmara dentro de um caixão apropriado, o corpo é consumido por um calor de aproximadamente 700 graus. Para evitar a perda de calor, a porta da câmara só abre para ser introduzido o caixão com o corpo. Só pode ser introduzido um corpo por vez, é ilegal cremar dois ou mais corpos juntos.

 

 

3. As chamas e o calor consomem o corpo

Colunas de fogo entram em contato com o caixão e o corpo. Primeiro o caixão, que é feito de material ecológico sem química, é queimado, em seguida o corpo. A cremação começa pelos cabelos e pela pele. Em seguida são queimados os músculos e tecidos, mais tarde os ossos. Estes últimos são quebrados manualmente nos momentos finais da cremação.

 

 

4. Resfriando.

Após ser queimado o corpo é resfriado e disposto em uma bandeja metálica para retirar quaisquer resquícios metálicos. Em seguida os ossos são triturados.

 

 

5. Tudo se transforma em cinzas.

O próximo e último passo é reduzir tudo a pó. O restante dos ossos e de todo material é introduzido em uma máquina com inúmeras lâminas que o pulverizam. As cinzas são colocadas em um pequeno saco plástico lacrado para, mais tarde, ser passado para uma urna da preferência da família.