Secretário de Doria prova alimento e faz expressão que viraliza na internet


A prefeitura da cidade de São Paulo criou um projeto para, segundo eles, combater o desperdício de alimentos e disponibilizar, ao mesmo tempo, nutrientes para pessoas de baixa renda ou em situação de rua. A proposta é liofilizar alimentos que estejam próximo à data de vencimento e transformá-los em um granulado que será distribuído à população. A proposta é que ele seja incluído, também, na cesta básica que será distribuído pela prefeitura. O produto está sendo comparada a uma ração pelos críticos do projeto.

A Secretaria Regional de Nutrição condena o produto, pois diz que fere os princípios do Direito Humano à Alimentação Adequada e o Guia Alimentar para a população brasileira. O prefeito afirmou que o alimento seria distribuído ainda em outubro por instituições sociais como igrejas e grupos.

Ao perceber a reação negativa da população e dos especialistas, a prefeitura voltou a trás e disse que não há data para o produto ser distribuído e informou, também, que o composto é um complemento alimentar que não pode substituir uma refeição.

A fim de esclarecer a população e desmistificar o produto, a emissora de televisão SBT exibiu na manhã desta segunda-feira uma entrevista com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, Filipe Sabará. O repórter convidou o secretário a experimentar o produto durante a entrevista e dar sua opinião a respeito de seu sabor. A expressão de Sabará ao engolir o alimento foi suficiente para que o vídeo virasse motivo de piada e fizesse muito sucesso na rede! Fica explícita a dificuldade que ele teve de ingerir o alimento com aquele sabor. Ao ser questionado se ele havia achado gostoso ele diz:  “Aí vai do gosto de cada um. Uma pessoa tá passando fome e isso vai fazer com que a fome deixe de existir, eu prefiro que a pessoa tenha isso que passar fome e venha até morrer.”