Costureira de 67 anos descobre HIV e conta como contraiu: ‘Foi uma armadilha’


Dona Maria Rita contraiu o vírus HIV nos seus 67 anos de idade. A senhora diz que jamais pensou em se proteger ao manter relações intimas com seu companheiro, nenhum dos dois comentavam sobre o assunto, e se surpreendeu ao fazer exames e descobrir que era soro positivo. Diz ela que assim que foi informada ficou bastante angustiada, pois sabia que aconteceu por descuido, “foi uma armadilha”. Rita deu uma entrevista para um jornal local e orienta as pessoas a se cuidarem em relação a saúde, aborda uma mensagem de alerta para todas as pessoas, independente da idade, segundo a mesma, as pessoas não se importam e não querem usar preservativos. É bom evitar que algo aconteça, mas afirma que muita gente acaba desistindo de se proteger, usam remédios, mas as pilulas não impedem que as doenças DSTs ocorra.

Dona Maria começou a passar mal, pensava que seus sintomas não passavam de uma doença simples, por tanto nunca melhorava, e foi quando teve que fazer exames de sangue, pois sua imunidade estava baixa e os remédios não faziam efeitos, os médicos descobriram que a senhora era soro positivo mas não os surpreenderam em relação a idade da paciente, pois segundo cientistas, tem aumentado cada vez mais o numero de pacientes com o vírus HIV da terceira idade, o estudo comprova que é mais recorrente em pacientes nessa faixa etária do que mais jovens.

“Sempre usem camisinha”, diz a senhora que agora encontra-se ingerindo medicamenta diários, para controlar os efeitos que surgirá em seu organismo. Atualmente as informações sobre o uso de preservativo está cada vez maior, pelas mídias, as informações pela internet, em diversas redes de comunicação. É importante que haja uma conscientização da população em relação a proteção ao manter relações intimas, essa preocupação ainda é muito grande, pois segundo estudos, entre os anos de 2010 e 2016 aumentou o número de casos em 3%.