O que acontece quando você engole um chiclete? 


Você certamente já ouviu diversas histórias a respeito do chiclete no seu organismo, a mais conhecida é “não pode engolir senão ele gruda nas tripas e fica lá por 7 anos“, nesse momento você começa a imaginar que existem diversas gomas presas dentro de seu estômago, mas não é bem assim que acontece. A ciência se pronunciou sobre o dito popular, para esclarecer o que de fato acontece no organismo humano ao engolir uma goma de mascar. O sistema digestório não é capaz que aniquilar de uma vez a goma, mas isso não significa que ela ficará dentro de você, para a compreensão exata do que acontece é necessário informar como todo o processo digestivo reage, neste caso;

A mastigação, o primeiro processo digestivo do ser humano é a mastigação, a boca, os dentes, a língua, tem a função de reduzir o tamanho dos alimentos para facilitar os processos seguintes. Na goma de mascar é diferente, por ser um material em borracha butílica, o processo de mastigar é muito mais lento, por tanto ao ser engolido de imediato, o doce entra praticamente intacto para seu estômago.


As enzimas, a segunda parte do processo, são elas presentes na saliva, responsáveis por preparar os nutrientes dos alimentos para serem absorvidos pelo corpo, em seguida os músculos empurram a massa pela garganta para o estômago, é no estômago que existem outras enzimas e ácidos responsáveis por separar os nutrientes necessários para seu organismo.

Os ácidos, a terceira parte, acontece no estômago e no intestino, no qual retira o máximo de proveito dos alimentos, os ácidos quebram as substâncias como hidratos de carbono, óleos e álcoois, até esse ponto o material de borracha ainda está presente, mas não se preocupe, o que restou daquela goma de mascar vai se juntar a outros restos de alimentos, que também não são dissolvidos totalmente pelo organismo, em seguida, são expulsos nas fezes.

Por tanto, tudo o que você ingere, será liberado por seu próprio organismo. Está é uma tática muito inteligente de seus pais de você manter uma alimentação mais saudável, para que você não possa consumir o doce.


Veja também: