As 9 condições médicas mais raras que o mundo já mostrou


A reprodução animal é, em si, um mistério magnífico. A formação de um novo ser através de enlaces genético é perfeito. Mas um pequeno equívoco, erro ou deslize da natureza, ou da força geradora da vida, pode resultar em uma mutação. Mais do que características peculiares, as mutações dão ao ser um aspecto completamente distinto da maioria de sua espécie. Em seres humanos, estas “mutações” revelam-se através de condições médicas que são estudadas a fundo. Para algumas há tratamento, para outras nem isso.

Veja abaixo as 9 condições médicas mais raras e peculiares já registradas.

1. Síndrome de Cotard

Síndrome rara, também conhecida como delírio niilista ou delírio de negação, que tem fundo psicológico e leva o ser a pensar que está morto. A pessoa acredita que pode estar apodrecendo por dentro ou mesmo que seus órgãos foram retirados. O fato de acreditar que está morta faz com que a pessoa não responda a estímulos externos.

 

2. Nistagmo

É uma condição que causa movimentos repetitivos nos olhos. É causada normalmente por uma disfunção no ouvido interno, mais precisamente no labirinto. É ele o responsável pelos movimentos oculares. A doença pode ser genética, ou apresentar-se já no nascimento. Mas, em casos raros, ela se manifesta após graves traumas na região da cabeça e ouvido, ou mesmo pelo uso de medicamentos.

 

3. Oligodalactia

A condição médica é caracterizada pelo número de dedos inferior ao convencional. Os portadores da anomalia, possuem menos de cinco dedos e todos apresentam funcionalidade perfeita. Pode ser uma má formação genética ou uma doença hereditária. O número de dedos varia para cada pessoa afetada.

4. Polidactilia.

Ao contrário da anterior, esta doença se caracteriza pelo surgimento de um número elevado de dedos nas mãos ou nos pés. Normalmente o dedo que nasce a mais não apresenta funcionalidade, e a raridade da doença se revela nesta característica. São poucos os casos em que eles funcionam perfeitamente.

5. Albinismo

A doença causa a baixa produção de melanina no organismo e o indivíduo não tem pigmentação na pele e nos cabelos. A maioria sofre com problemas de visão, já que a doença afeta os olhos. A melanina nos olhos tem como função transformar os sinais luminosos em informação de imagem para o cérebro.

6. Urticária por frio

Esta condição causa uma lesão na pele do portador sempre que ele entra em contato com algo frio ou gelado. Forma-se uma erupção na área afetada. Caso a pessoa seja imersa por completo em água fria, as lesões podem ser mais graves ou mesmo letais. A doença pode ser herdada ou adquirida por uma outra condição pré-existente.

7. Epidermodisplasia verruciforme

É uma doença assustadora que causa uma aparência diferente de qualquer outra coisa. É o crescimento de tumores por todo o corpo que causa o péssimo aspecto à pele da pessoa. A exposição direta a luz solar pode aumentar o risco de câncer de pele.

8. Doença de Hailey-Hailey

Mais uma doença de pele de causa hereditária que regula a integridade das células externas da pele. Causa erupções e e bolhas na pele do portador. Estas lesões saram rapidamente e não deixam rastros. Mas acontecerá novamente.

9. Hipertricose

O crescimento excessivo de pelos pelo corpo é a principal característica da doença. Apenas as palmas das mãos e a sola dos pés não são afetadas. Tal é sua raridade que apenas 50 casos forma registrados desde a idade média.

 

 

 

Veja também: