O número de abandono de cachorros da raça Husky tem crescido por causa da série Game of Thrones


Por causa de sua fama cada vez maior, a série Game of Thrones começou a provocar um grande mal em relação a um assunto bem sensível. Em 6 anos na TV, a série provocou um aumento absurdo no número de abandono de cães Husky.

Segundo funcionários de dois canis consultados pelo jornal “San Francisco Chronicle”, o número de animais recebidos por eles dobrou nos últimos três anos. A culpa da série, justificam, pode ser comprovada porque muitos têm microships nos quais é possível verificar que seus nomes em geral são Lady, Ghost, Nymeria, Grey Wind ou Summer, os mesmos dos lobos do programa.

O serviço municipal de controle animal de San Francisco também afirmou ao jornal ter registrado um aumento no número de huskies que chegaram a ele, embora a maioria dos cachorros seja entregue diretamente ao Bay Area Siberian Husky Club e ao Northern California Sled Dog Rescue.

Os registros municipais, porém, mostram que, enquanto em 2012 14 huskies foram recolhidos após abandono, em 2015 esse número chegou a 33.

Em uma matéria de 2014 o jornal britânico “The Independent” já apontava problema semelhante no Reino Unido, com ONGs de resgate se queixando de que abrigos estavam lotados de jovens huskies abandonados.

Segundo Angelique Miller, do Northern California Sled Dog Rescue, esse ciclo de três anos é o tempo médio que os donos levam para se dar conta de que o pequeno filhote virou um animal de grande porte, que demanda cuidados, atenção e gastos maiores do que os inicialmente previstos.

Os funcionários dos abrigos lembram que um fenômeno parecido já aconteceu com outras raças, como os dálmatas na década de 90, por causa de “101 Dálmatas”, e chihuahuas em 2008, graças ao filme “Perdido pra cachorro”.

Os próprios huskies passaram por algo semelhante na época em que a saga “Crepúsculo” fazia sucesso – e um de seus personagens era um lobisomem que se transformava em um lobo parecido com um husky. Mas, como a série de TV tem diversas temporadas e já está no ar há seis anos, o número de cães afetados agora é maior.

Em “Game of Thrones”, os Starks, família de protagonistas, é conhecida por ter lobos como símbolo, e cada um dos filhos ganha um lobo gigante na primeira temporada.

Veja também: