5 alimentos que DEVEM e que NÃO DEVEM ser lavados antes do cozimento


Todos sabemos que existem alimentos que precisam ser lavados antes de se consumir. Isto porque a maioria deles estão contaminados. Sujeiras devido seu transporte ou mesmo agrotóxicos, nos casos das frutas e legumes, são retirados na lavagem. Mas, o que muitos não sabem, é que existem alimentos que não devem ser lavados antes de utilizar, por causar danos à saúde caso isso seja feito. Veja exemplos:

Alimentos que devem ser lavados antes de se consumir:

  1. Frutas e legumes com casca comestível.

Apesar de não ser recomendado o uso de sabão, estes alimentos precisam ser lavados. Um banho com água fria é suficiente para retirada de substâncias nocivas. o alimento, depois de lavado, deve ser enxuto com papel toalha ou pano limpo. Este hábito pode te manter longe de graves infecções.

2. Latas de conserva

Alimentos enlatados, normalmente, já estão prontos para serem consumidos. O que muitos não atentam é para o fato de que as latas precisam ser lavadas. Elas são transportadas e acabam sendo contaminadas por sujeiras. Se a lata for aberta sem ser lavada, a sujeira penetra e contamina o alimento.

3. Frutas e legumes com casca não comestível.

Apesar de a pele não ser consumida, ela deve ser lavada antes de o alimento ser descascado. Isto porque o risco de a polpa ser contaminada durante o preparo do alimento é muito grande. Funciona quase como a questão dos enlatados. Portanto é importante lavar com água fira estes alimentos também.

4. Nozes

Apesar de serem vendidas já descascadas, é importante lavá-las antes de consumi-las. Isto porque não se sabe a forma como foram armazenadas. Além disto, a noz é protegida com um ácido que, quando consumido em grande quantidade, pode fazer mal a saúde.

5. Frutas desidratadas.

O fato de serem vendidas prontas para o consumo, pede que elas sejam lavadas antes do consumo. A forma como são armazenadas e manipuladas são desconhecidas pelo consumidor. Portanto é ideal que seja lavas para evitar riscos à saúde.

 

Alimentos que não devem ser lavados.

  1. Ovos

Os ovos, apesar de parecer que precisam ser higienizados, não devem ser lavados antes de consumir. Eles têm uma película protetora que tapa seus poros e evita que substâncias contaminem seu interior. Quando é lavado, o ovo perde esta proteção, o que pode ser perigoso para o consumo humano.

2. Frango

Lavar o frango antes de cozinhá-lo é um erro muito frequente. A água jogada sobre ele só ajuda a espalhar os microrganismos e a contaminá-lo ainda mais. Além do próprio frango, as mãos e a pia podem ser contaminadas também. O ideal é que ele seja cozido sem ser lavado. Assim as bactérias morreram em decorrência do calor ao qual serão submetidos.

3. Carnes

As carnes em geral também não devem ser lavadas. Pelo mesmo motivo pelo qual o frango deve ser levado direto ao fogo, a carne também. A água vai ajudar a espalhar as bactérias. Ela deve ser temperada à gosto e cozida sem ser lavada.

4. Macarrão

Lavar o macarrão antes de cozê-lo é um erro tremendo. Isto elimina o amido e dificulta a absorção do molho pela massa. No caso em que se vai usar o macarrão frio, como uma salada por exemplo, pode-se lavar a massa, fora isso, jamais!

5. Cogumelos

Estes não devem ser lavados pelo risco de absorverem as impurezas e os maus fungos do ambiente. Deve-se evitar a lavagem deste alimento antes de se consumir, por segurança de sua saúde.

 

Veja também:

Veja também: