Descubra quais foram as principais características do Capitalismo


Uma das principais características do capitalismo europeu foi a vida econômica social e a transferência dos feudos para a cidade. Uma verdadeira catástrofe originou-se no feudalismo, cerca de 40% da população foi dizimada pela Peste Negra, além de tudo o período foi marcado pela fome e a miséria naquela população europeia.

Em 1500 a taxa de natalidade na região teve um aumento progressivo, a população ficou baseada em cerda de 70 milhões de habitantes. Por mais que esse crescimento tenha sido algo significativo, a tendência recorrente na época era da migração dos habitantes do campo para a cidade. No início do século XVI, cidades como Lisboa, Paris, Nápoles, Sevilha entre outras, aumentaram ligeiramente de indivíduos, contavam com cerca de 200 mil pessoas.

Transformações no mundo rural

Alguns destaques fizeram o serviço e produção no campo mudar radicalmente entre os séculos XV e XVI. O trabalho do campo teve um declínio muito significativo, com isso, os impostos para as rendas agrárias eram taxas acima do valor comum.

Haviam manifestações dos trabalhadores do campo em relação ao Sacro Impérios Romano–Germânico, esses servidores passavam por condições de trabalho desumanas, em fome, secas, pragas e etc.

Várias famílias adquiriram a união dos burgueses e da nobreza em troca de um aumento de patrimônio, com o intuito de alcançar o lucro através das práticas comerciais.

Fases do Capitalismo

Primeira Fase – No período do século XVI e XVIII está concentrada do poder do comercio nas grandes navegações marítimas, todas as matérias primas não encontradas em regiões europeias eram consideradas como as riquezas.

Segunda Fase – Estende-se pelo o período da Revolução Industrial, o momento em que o comercio era formado por produções industriais, o uso de maquinas movidas a vapor, gerando uma grande margem de lucro.

Terceira Fase – Iniciada no século XX, logo após a Segunda Guerra Mundial, mais conhecido como Capitalismo Monopolista-Financeiro, estão localizadas o aumento significativo de bancos, comércios, casas, indústrias, entre outras, essa fase é a que está presente até a atualidade.