O que foi a Ditadura Militar no Brasil?


Um período em que a política no nosso país era conduzida por militares. Essa foi uma época marcante para alguns brasileiros que de certa forma pensavam e se expressavam contra aquele sistema de governo, a perseguição política foi algo que marcou essa era, com as repressões surgiram a censura, e a falta de democracia com todos que se opunham.

A ditadura teve início em 31 de março de 1964, após um golpe militar que resultou no afastamento do então presidente João Goulart, o Brasil ficou em posse do marechal Castelo Branco. Este ato durou cerca de 21 anos até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Segundo relatos do sistema militar, o golpe teve como justificativa devido uma possível revolução comunista no país.

O Golpe Militar no Brasil em 1964

Foi marcado por uma série de eventos, a ação contra o estado foi realizada em 1 de abril de 1964, com o intuito de derrubar o governo do então presente do país. O dirigente João Goulart tinha um sistema democrático como forma de comando e havia sido eleito como vice-presidente do seu partido, PTB.

Após o comando militar, com o Ato Institucional nº 1 e seus 11 artigos foi dado a eles o direito de mudar assuntos e leis que dizem a respeito à legislação brasileira, como por exemplo, interferir em direitos políticos, desconsiderar mandatos legislativos, determinar as eleições indiretas para o carco da Presidência, entre outros fatores como aposentar qualquer pessoa que fosse contra a segurança no país.

Só com alguns desses sistemas de controle dar se a entender e confirmar devido a registros e depoimentos, que aquele modo de operação militar foi uma fase caracterizada por um regime em relação a liberdade de expressão e direitos democráticos. Vários meios sofreram com as repressões daquela militância no país, artistas, escritores, cantores, partidos, e até mesmo pessoas comuns foram perseguidas.