Como é a filosofia de Buda?


Responsável por criar uma das mais importantes religiões do Oriente, Buda chegou a abandonar o seu lar, família e todas as riquezas para se dedicar a meditação e a nova filosofia de vida. Surgiu na Índia por volta do século VI a.C. Segundo historiadores, o Budismo, Cristianismo e Islamismo, são religiões recentes, que ao contrário do Judaísmo e Hinduísmo, possuem fundadores específicos.

Como surgiu o Budismo?

Seu fundador se chama Sidarta Gautama natural de Lumbini, região Norte da Índia, atualmente conhecida como Nepal.  Filho de um abastado, chegou a se casar aos dezesseis anos de idade com uma prima, foi criado em um ambiente luxuoso cercado de muito conforto e riquezas materiais.

Mas, ele não era satisfeito com a vida que tinha, decidiu seguir um novo estilo de vida. Muitas pessoas que residiam naquela região passavam por situações de extrema pobreza, muitos não possuíam nem expectativa de vida devido as condições precárias.

Aos seus 29 anos de idade quis abandonar aquela vida luxuosa, deixou sua esposa e seu filho recém-nascido, para se dedicar como andarilho em busca da sua verdade. Foram anos jejuando e meditando, seu intuito era de ter o domínio total de todos os desejos, inclusive da fome.

Por volta de 528 a.C encontrou aquilo que tanto procurava, uma delas era que os budistas recebiam o nome de iluminação, desde então todo sofrimento seria derrotado. Um dos detalhes importantes é a crença da reencarnação do Hinduísmo, ou seja, em um ciclo infinito.

Sidarta por tanto, resolveu seguir o que considerava aquele caminho correto, através da devoção e da meditação sua alma poderia chegar ao nirvana, um conceito final Judaico-cristão de O Paraíso. Passou a adotar o nome de “Buda”, que significa o iluminado, logo após se encontrar nessa religião começou a ensinar aquela filosofia. Atualmente existe cerca de 300 milhões de pessoas que vivem o budismo como religião, a maior parte deles estão concentrados na Ásia.