Como surgiu a lenda do Lobisomem?


O Lobisomem é um dos personagens mais utilizados em história e contos de terror, tanto para o público infantil quanto para os adultos. Muitos desconhecem de fato a origem dessa figura misteriosa que é um homem e em determinado momento se transforma em um lobo.

Segundo a lenda, o Lobisomem surgiu através de uma crença ou reza popular que era realizada em noite de lua cheia, era uma espécie de oração muito poderosa praticada em uma noite de sexta-feira diante do clarão da lua. Porém, tinha que ser feita em um local onde os animais viviam, estábulo de cavalo ou qualquer outro espaço, a pessoa tinha que se comportar como um animal, rolando no chão e fazendo as rezas, alguns diziam que essa prática pertencia a uma entidade sobrenatural. Em determinadas regiões a transformação acontece em encruzilhadas, em noites de lua cheia, no dia de uma sexta-feira.

O que é um Lobisomem?

É uma figura mitológica que une a imagem de um lobo com um homem. No Brasil por exemplo, locais mais afastados, sítios, fazendas, pequenos municípios, muitas pessoas afirmam ter visto essa fera. Nas histórias populares, o Lobisomem é um homem transformado que ataca outros bichos para matar a sua fome, beber o sangue. Assim que o sol nasce, ele volta a ser um ser humano novamente.

Lobisomem no Brasil

Existem várias versões da história, uma das mais comuns, é a que diz que o fenômeno desperta na sétima criança de uma família que teve só meninos. Existe também a que retrata o acontecimento como uma aberração, no qual tudo aconteceria após a morte de uma familiar, a pessoa recebia uma espécie de possessão, passando de pai para filho.

Nos dizeres popular, uma pessoa que possui essa transformação não tem muita expressão e sempre anda com olhos cansados, o seu sentimento mais profundo é o medo de ser descoberto.