Descubra como a escravidão transformou a vida de muitos africanos?


A pratica da escravidão, que também é chamada de escravismo ou escravatura é uma ação onde uma pessoa possui o direito sobre o outro, contudo essa posição nunca foi uma questão de escolha e sim obrigação em que é imposta por meio de força bruta.

Pessoas comuns que não possuem tais condições sociais e excluído dos demais por sua raça e cor, eles eram vendidos, como uma espécie de produto, no qual era avaliado um a um em suas habilidades de trabalho e também por gênero e procedência.

Podemos dizer que eram seres humanos que eram tratados de forma desumana, impossível não relembrar os fatos históricos em que os europeus traziam essas pessoas da África e pequenos porões de navios com o intuito de obrigá-los a trabalhar em terras de suas vontades. Muitos desses homens, mulheres, crianças, não aguentavam todo o trajeto das viagens e vinham a óbito.

Segundo estudos, o escravagismo era praticado antes mesmo de todo esse processo com o povo africano, quando existiam as batalhas por exemplo, os derrotados eram manipulados e controlados por seus vencedores. Nos tempos dos impérios por exemplo, as pessoas eram destinadas ao trabalho, porém, a forma de tratamento era muito diferente. Roma e Grécia acolhiam a maioria desses escravos, muitos possuíam uma possível liberdade futura.

A escravidão no Brasil

Iniciou na metade do século XVI, os portugueses que traziam os escravos para o trabalho pesado, comercializados como verdadeiras mercadorias de compra e venda. Cada vez que o tempo ia passando e as evoluções acontecendo as formas de tratamento eram as mais precárias possíveis, principalmente nas produções de açúcar e nas minas.

Eles eram proibidos de praticar qualquer ato cultural que não fosse o determinado para eles, porém, usavam os quilombos como união de suas origens para manter uma sociedade mesmo que fugitiva, no entanto liberta de tanta repressão.