Conheça a lenda do Saci Pererê


No nosso folclore brasileiro podemos encontrar alguns personagens que são criados para manter o imaginário e o mundo fantásticos nas histórias e lendas. As características de cada figura pode estar relacionado a região em que aquela lenda era propagada, por isso que ouvimos falar dos mais diferentes seres.

O Saci Pererê é um deles, é representado por um menino negro que possui apenas uma perna, de gorro vermelho em sua cabeça e roupa com a mesma cor, ele costuma andar com um cachimbo na boca, sua imagem sempre está relacionada a desordem, já que por sua vez, encontrasse no meio de um moinho de vento por onde passa.

Saci é um verdadeiro menino travesso, costuma afugentar os animais, e sempre que monta em um cavalo faz um nó em sua crina. Segundo a história, ele não é fácil de ser encontrado, já que some e aparece de repente sem deixar rastros, toda vez que apronta uma travessura fica pulando de um lado para o outro sem parar.

Normalmente está relacionado a coisas que sempre dão errado, ele dá risadas no meio da noite com o intuito de assustar as pessoas. A lenda diz que, o Saci é mais esperto do que muitos outros personagens, acaba entrando nas casas, queimando as comidas no fogão, derrubando objetos e esconde utensílios com o intuito de atrapalhar as pessoas.

Ele é uma figura muito popular, muitas crianças se identificam de certa forma com o personagem pelo fato de sempre está querendo diversão, no entanto, a história conta e retrata que ele faz determinadas coisas não somente por travessuras comuns, e sim por maldade. Dizem que assim que um redemoinho passa é necessário jogar uma faca no meio dele e/ou chamar pelo seu nome para afastá-lo. O Saci Pererê pertence a região sudeste e sul do país, contudo, se tornou muito conhecido entre as regiões norte e nordeste.