Veja como surgiu a lenda da mandioca


Muitos desconhecem o fato desse alimento ser tão misterioso já que sua vez trata-se de uma raiz que é preparada para a refeição de muitos brasileiros. Em algumas regiões do Brasil até mesmo a folha da planta serve como iguaria, após muito tempo de preparação e aperfeiçoamento do prato.

A Lenda

A lenda diz que a especiaria surgiu através de uma indiazinha chamada Mani, ela era neta do cacique de uma das tribos indígenas da região, era uma menina aparentemente saudável, agia como qualquer outra criança comum, andava, falava, brincava.

Certo dia, Mani morreu, não aparentava estar doente e faleceu sem sofrimento algum. O seu povo tinha uma tradição de enterrar os corpos dos falecidos dentro da própria moradia, e assim foi feito com ela, ela ficou enterrada dentro da oca onde morava.

Todos da tribo sofriam com a morte precoce da criança, eles iam visitá-la e choravam em sua cova, de repente surgiu uma pequena planta no local, ninguém jamais havia visto aquela espécie de folha na região. Os índios cortavam desde o caule até a raiz, o mais curioso de tudo foi que aquela raiz tinha uma casca grossa e dentro era branca da cor de leite.

Para examinar melhor o que seria aquele tipo de erva, eles cozinharam o vegetal em água fervente, após cozida provaram pois imaginaram que se tratava de uma espécie de alimento, desde então aquela iguaria passou a se tornar comum entre a tribo.

Os índios fizeram uma festa em adoração para o alimento, pois aquele se tratava de um presente do deus Tupã. Por mais que todos vivessem em harmonia a situação daquela aldeia não era fácil, estavam em um período de escassez de comida, por tanto, aquela pequena criança surgiu para aliviar e saciar a fome dos índios da aldeia. Deram o nome do alimento de Manioca em homenagem a Mani e também pelo fato de ter surgido em uma oca, hoje em dia conhecemos por Mandioca.