Tudo sobre a Guerra do Paraguai


Foi um conflito que aconteceu no século 19 na América do Sul. A economia e toda a população da região ficou completamente devastada com o confronto armado. A rivalidade dos três países e também as formações de estados nacionais tornaram a situação do Paraguai em um estado crítico.

Mais conhecida como a Guerra da Tríplice Aliança, um confronto do Paraguai entre a Argentina, Paraguai e Brasil. No país paraguaio durou cerca de 6 anos, iniciou em 1864 e terminou com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora em 1870, ele era o presidente da República do país.

Causas da Guerra

O Paraguai encontrava-se afastado dos conflitos na região platina desde sua independência, os atuais governantes mantinham a política isolacionista paraguaia, porém tudo acabou com a morte do presidente Francisco Solano. O Brasil também se envolveu formando tropas contra o Uruguai, em 1864, soldados brasileiros invadiram intermediações do país, o atual ditador Aguirre, o que serias as ideias brasileiras ele se opôs ao ataque pois contrariavam seus interesses.

O governo paraguaio chegou a atacar a cidade de Dourados em Mato Grosso, eles também aprisionaram o navio brasileiro chamado Marquês de Olinda. Todos esses acontecimentos foram essenciais para o grande estopim dessa guerrilha. O mesmo governo atacou a Argentina com o intuito de conquistar o território do Rio Grande do Sul, contudo o país brasileiro juntamente com Argentina e Uruguai se juntaram e contra-atacaram a invasão. Essa união formou a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai).

Antes de todo o conflito a população paraguaia era uma verdadeira potência econômica na América do Sul, uma região completamente independente de influencias europeias. Vários outros países tinham como seguimento e dependentes dos desenvolvimentos ingleses, em especial a Inglaterra.

Após guerrilhas o Paraguai se tornou completamente crítico em relação ao desenvolvimento econômico e social do país. Atualmente passa por inúmeras dificuldades, toda aquela taxa de bom índice chegou ao fim após a guerra.