Conheça a origem das grandes civilizações da Mesopotâmia


O Oriente Médio foi a localidade onde surgiu as grandes civilizações. Iniciou no nos primórdios da era quando o homem passou a ter uma vida mais sedentária devido a descoberta da agricultura, ocorrendo por volta de 4.000 a.C.

A área da Mesopotâmia está ligada aos Rios Tigres e Eufrates, Já o Egito está ao Rio Nilo, a Índia ao Índio e a China ao Rio Amarelo. Cada localidade teve a sua história interna devido ao processo fertilizante que os rios distribuam para as terras, os fenícios por exemplo, tiveram um bom desenvolvimento em comércios, mercantis.

A Mesopotâmia está localizada no Oriente Médio, na região atualmente conhecida como O Iraque, o nome possui um grande significado, do grego meso= no meio, potamos = rios, ou seja, “entre rios”. Possui uma civilização mista composta por povos Sumérios, caldeus, assírios, entre outros.  Ela é considerada como a região mais antiga da história.

A antiga Suméria teve suas primeiras cidades foram chamadas de Ur, Uruk, Nipur. Uma população marcada por efeitos naturais que comprometiam a vida dos povos do local, os rios transbordavam devidos as incontáveis enchentes, com o intuito de superar os obstáculos da natureza, eles criavam diques, reservatórios, barragens e até mesmo canais para que a passagem da água fosse direcionada para os locais mais secos e afastados.

A suméria foi a localidade em que desenvolveu um tipo de escrita, inicialmente eram construídos através de objetos, esse que possuíam ideologias, o que tornava a leitura difícil para muitos, posteriormente surgiu uma espécie de sistema de silabas, marcados em uma placa de argila, esse processo ficou conhecido como uma escrita cuneiforme.

Um fator muito interessante foi que nessa mesma época surgiu a escrita chamada hieroglífica, desenvolvida no Antigo Egito. Um homem chamado Henry C. Rawlisnon foi o principal responsável por decifrar os escritos da Rocha de Behistun.