Conheça o inacreditável formato da terra chamado geoide


Você sabia que existe um mapa, no qual mostra os diferentes relevos de cada lugar do nosso mundo? Trata-se de um modelo de nível médio usado para calcular as elevações precisas do mar global do planeta Terra.

Na grande maioria das vezes pensamos no nosso planeta como uma enorme esfera, o que não deixa de ser, se analisarmos a representação global que ele é, no entanto, seus contorno são completamente irregulares com uma tonalidade cinza. Diversos fatores são apontados para a base desse formato diferente, como por exemplo, as montanhas em diferentes regiões.

A Terra é encoberta por água por isso que estamos acostumados a relacioná-la a um único formato esférico. Um outro aspecto importante para explicar é a força da gravidade, locais próximos a montanhas possuem uma forte pressão, a massa é considerada bem maior do que de um vale comum.

Cientistas afirmam que o raio do equador é bem maior do que nos polos, a gravidade está relacionada aos diferentes tamanhos e forma de distribuição de massa, a força da atração determina a forma do meio liquido do planeta Terra. De acordo com especialistas, bastava remover as mares e correntes dos oceanos que o formato ondulado em seu resultado ficaria visível. Locais com gravidade baixas seriam mais fundos ou mais baixos, já os que possuem uma grande massa a força gravitacional é maior.

O geoide apresenta uma superfície em definição de elevação zero, uma complexa leitura matemática sobre os relevos em torno do planeta, topógrafos (homens que realizam os cálculos e pesquisas a respeito da situação geográfica da terra), usam os continentes para medir a linha imaginária dos continentes. O formato geoide foi utilizado em 1873 por J.F. Listing, porém só foi dada como precisa anos depois em 1990 por Petr Vanicek e toda sua equipe, eles utilizam uma precisa computação de cálculo em centímetros e milímetros.