4 fatos interessantes sobre o feriado de Cinco de Mayo


O feriado é uma grande celebração da cultura latina. Trata-se de uma data comemorativa mexicana que viabiliza uma vitória militar, um evento marcante não somente para o país, mas também para outras regiões, como os Estados Unidos. Confira os 4 fatos interessante sobre o feriado “Cinco de Mayo”.

1 – O começo

Muitos acham que a celebração é sobre o marco da independência do México, no entanto, o grande feriado é a data de aniversário da batalha de Puebla, uma guerrilha que aconteceu entre o México e a França em 05 de maio de 1862. A cidade de Puebla devia uma quantia de dinheiro para a França, porém um ano antes da luta acontecer, eles pararam de enviar os devidos pagamentos, Napoleão ficou insatisfeito, enviou soldados de sua tropa para receber a quantia na base da força. Cerca de 4.000 soldados latinos lutaram contra 6.000 franceses. A vitória foi do México.

2 – A festa

A tradição comemorativa é realizada pelo pais norte americano, EUA, em 1940 houve um movimento mexicano americano que tornou a data amplamente comemorada, muitos dizem que os Estados Unidos aproveitam a celebração muito mais que os nativos de Puebla, com exibições de festivais, estas temáticas e etc.

3 – O maior evento

É realizado na Califórnia, em Los Angeles. Com apresentações de bandas, comidas típicas, danças, músicas, atrações latinas entre outras. Dados afirmam que cerca de 600.00 mil pessoas comparecem ao evento, uma verdadeira multidão. Esse é o maior evento de cinco de maio do mundo, superando a  comemoração da própria cidade em que houve o confronto.

4 – Tradições

A batalha ocorrida em 5 de maio é completamente reencenada em Puebla, uma maneira representar a bravura dos soldados mexicanos e a fraqueza dos franceses, as mulheres se vestem a caráter com saias longas e chapéus coloridos e os homens usam elementos explosivos para simular as explosões e as emoções dos participantes, contudo, eles utilizam fuzil de verdade como representações dos tiros ocorridos naquela guerrilha.