Descubra o que são fenômenos fractais


Uma nova tecnologia que é aplicada em várias áreas do conhecimento humano. Atualmente esse desenvolvimento é usado em diversas produções de computações gráficas, trazendo uma nova forma de concepção no avanço tecnológico.

Um dos grandes exemplos aplicados é o enriquecimento na microcristalografia, no qual modelos de elementos fractalizados desenvolvem cada vez mais os microchips usados em sistemas tecnológicos, ou seja, sofisticando o processo eletrônico como um todo. Para uma simples explicação é uma forma de cristalização de um elemento, na química ele é representado como o estado sólido.

Trata-se de belas representações artísticas atribuídas a ciência e a tecnologia. Uma geometria fractal oferece novas formas de pesquisas para eventos naturais como climatológicos, microbiologia e na ciência computadorizada.

Avanços Fractais

São usados em equações matemáticas, como por exemplo o estudo de uma figura geométrica. Um paralelepípedo é um ótimo exemplo para explicar o embasamento teórico. Ele apresenta três dimensões espaciais, cumprimento representado pela letra B, altura C, e largura A. Esse formato é uma figura não-euclidiana.

Ao contrário de um retângulo por exemplo, que apresenta duas dimensões espaciais.

Fenômenos Naturais

  • Chamados de pseudo-fractais, é representado em formatos de estruturas vegetativas, as samambaias mostram como o desenvolvimento geométrico é criado pela própria natureza, assim como o couve flor, e também o romanesco (brócolis).

  • Umas das formações que muitos admiram é a construção de cristais de gelo, é possível que algumas substâncias formem esse mesmo modelo pseudo-fractais.

  • Grandes bacias hidrográficas mostram como o perfil das montanhas fazem parte dessa topologia. Uma breve representação do próprio DNA da natureza.

  • Padrões tecnológicos, formados por computadores, uma imagem interessante que requer muitos recursos e avanços nessas produções, proporcionando belíssimas apresentações.

Programas como o XaoS são os mais utilizados para criar imagens “futurísticas” e artísticas computadorizadas, esse universo fractal são geradores de belos modelos. Muitos aproveitam a tecnologia para mostrar suas próprias criações.