Com a condenação de Lula paira dúvidas no cenário eleitoral


Lula agora esta na corda bamba política

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado na primeira instância, há nove anos e seis meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pelo juiz Sérgio Moro, no caso que envolve o tríplex no Guarujá, mas o que isso muda no cenário eleitoral.

Se a sentença for confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o ex Presidente Lula, ficará impedido de disputar para presidência, deixando a eleição mais concorrida, podendo aparecer  novos candidatos.

Essa questão faz com que todos de olhos fiquem voltados para a decisão do TRF-4, na esperança de que a corte decida antes do período eleitoral.

Lula ainda tem nas suas costas mais quatro ações penais, o que poderá impedi-lo de disputar o cargo presidencial, além de ter uma rejeição muito alta, mas nas últimas pesquisas, ainda mostrou uma grande popularidade especialmente nas Regiões Norte e Nordeste.

E o PT não tem outro candidato com força política, uma eleição sem o Lula, poderá fazer com que o PT tenha que apoiar um candidato de outro partido, algo que o partido jamais fez em uma disputa desse nível.

Já para presidente Michel Temer, a condenação de Lula pode ser positiva para o governo já que tiraria  ele do foco da crise política e as críticas ao presidente perderiam fôlego. Mas, o planalto tem ainda muito com que se preocupar, já que os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretária-Geral da Presidência), também estão na mira da Operação Lava Jato no âmbito do Supremo Tribunal Federal. Temer tem que se manter prudente ao se posicionar, a favor ou contra da decisão, já que após ser denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Temer não poupou acusações de abuso por parte do Ministério Público Federal.