O que acontece quando você segura o xixi por muito tempo?


O hábito de segurar a urina pode prejudicar os rins, a bexiga ou o organismo em geral.

Quando sentimos vontade de urinar nem sempre temos um banheiro por perto, mas existem pessoas que mesmo tendo condições de irem ao banheiro ficam segurando a urina, mas isso não é nada bom e pode prejudicar sua saúde. Em casos mais extremos, comuns no sexo feminino, esse comportamento pode provocar uma infecção urinária.

A urina ajuda a limpar a uretra, onde as bactérias se acumulam e ajudam a evitar uma possível infecção urinária.

Então devemos ter que ir ao banheiro sempre que sentirmos vontade, quanto mais  tempo que uma pessoa ficar sem ir ao banheiro, maior será o risco de terem um problema posterior.

 

Veja quais os problemas que podem causar:

  1. Infecções urinárias

Os atos de prender a urina por um longo período poderá aumentar as chances de a pessoa ter problemas de infecções urinárias, pois quando urinamos automaticamente estamos limpando a nossa uretra, local onde e as bactérias ficam acumuladas. Se prendermos a urina atrapalha o processo de higienização natural do corpo.

  1. Forçar a bexiga

Se sempre seguramos a urina, os músculos do assoalho pélvico acabam perdendo força e se esse hábito se torna habitual, pode fazer com que você perca o controle de suas funções e enfraquecendo esse orgão.

 

  1. Dores

O fato de segurar a urina por longo período, no momento que for urinar sentirá um enorme alívio, mas acabará sentindo dores e incômodos que permanecem por um período. Isso acontece porque os músculos ficam contraídos e demoram um pouco para relaxar.

 

  1. Bexiga esticada

Quando seguramos muito a urina sua bexiga se estica no seu limite. Dessa forma seu corpo se acostuma o que pode acarretar problemas no futuro, pois o cérebro poderá não receber o alerta de quando você deve ir ao banheiro.

As maiorias das mulheres conseguem reter a urina por até 6 horas, mas isso dependerá da quantidade de líquido ingerido e do estado de hidratação do corpo, mas essa capacidade varia de acordo com a pessoa, mas é a capacidade física e funcional de cada corpo que limita essa retenção de urina.

 

Veja o vídeo: