Por que os flamingos ficam em uma perna só? Veja aqui


Afinal, por que os flamingos ficam em uma perna só? Se você já tentou pousar com uma perna, a menos que seja um equilibrista profissional, percebeu que, em termos de estabilidade, ainda é mais fácil com as duas pernas. Exceto que o flamingo rosa não é construído como nós. Se usamos constantemente nossos músculos para nos manter em equilíbrio, não é o caso do flamingo.

Se você já viu um flamingo, notou que ele tem pernas semelhantes a hastes com uma junta no meio. Articulação que, ao contrário do que se possa pensar, não é o joelho, mas sim o tornozelo. É por isso que esta articulação é inclinada para trás, como um tornozelo humano. Seu joelho, porque ele também tem um, é muito mais alto em seu corpo e, portanto, escondido por suas penas rosa.

Na verdade, o flamingo está constantemente agachado, o que pode ser entendido desde sua alimentação, ele o encontra na água, principalmente Artemia Salina, um camarão rosa. É à força de comê-lo que suas penas adquirem sua cor porque ao nascer o flamingo é cinza, mas isso não explica por que fica assim.

Por que os flamingos ficam em uma perna só
Imagem: Reprodução

Afinal, por que os flamingos ficam em uma perna só?

A razão é principalmente climática : quando está frio, como suas longas pernas estão nuas, ele dobra uma em suas penas simplesmente para aquecê-la. Quando termina, ele entra no outro. E se ele não tem problema em se segurar assim, é porque a articulação do tornozelo é especial: quando ele estica, a articulação trava, um pouco como a base de um guarda-sol, e a partir daí ele fica parado sem nenhum esforço muscular. Ele pode então dormir enquanto permanece pronto, no caso, para fugir se for atacado.

Veja também: Conheça o peixe-lua, o animal marinho mais estranho que existe