A maior cachoeira do mundo está debaixo d’água


Sim, existe a maior cachoeira do mundo abaixo dos oceanos. No Estreito da Dinamarca, a água fria do Mar do Norte é mais densa do que a quente Corrente de Irminger. Resultado: a água fria está indo em direção ao fundo do mar, a quatro quilômetros de distância, a 123 milhões de pés cúbicos por segundo.

Esse tipo de cachoeira é formado pela diferença de temperatura das águas vindas de diferentes lados. Quando a água fria e mais densa no leste encontra a água quente e menos densa no oeste, a água fria flui para baixo e a água quente emerge no topo. Assim, a maior cachoeira conhecida se estenderia entre a Islândia e a Groenlândia, conhecida como Catarata do Estreito da Dinamarca.

Esta cachoeira subaquática é chamada de “bomba de circulação do Atlântico Norte” ou “bomba da Groenlândia”. Com água caindo a quase 3.505 metros (11.500 pés), o Estreito de Catarata da Dinamarca tem uma vazão de mais de 5 milhões de metros cúbicos por segundo. Assim, esta cachoeira é três vezes maior que o Salto Angel.

maior cachoeira do mundo
Imagem: Reprodução

A maior cachoeira do mundo debaixo d’água!

É aqui que irá descobrir, após uma sessão de mergulho, a verdadeira cascata mais alta do mundo, com 3,5 km de altura. Afinal, quem disse que uma queda inevitavelmente tem que ser em terra firme? Na verdade, não é visível a olho nu. A tecnologia permite observar o movimento dessas massas de água subaquáticas. Foi assim que os cientistas descobriram esse flanco no qual a água desliza continuamente. Para entender como ocorre o fenômeno, basta observar as correntes marítimas e a temperatura da água.

A água do Estreito da Dinamarca vem, entre outros lugares, do Golfo do México, onde é quente. Por exemplo, em julho, sua temperatura varia entre 28°C e 30°C (84°F e 86°F). Esta viagem México – Islândia é possível graças à Corrente do Golfo. À medida que viaja para o norte, a água mais quente recebe cada vez menos energia do sol, por isso luta para manter sua temperatura mais alta.

Uma vez no nível do Estreito da Dinamarca, sua temperatura é tão baixa que o gelo marinho começa a se formar. Essa água congelada perde o sal, que se encontra em maior quantidade na água líquida, que não perdeu energia suficiente para se solidificar. Assim, acabamos com uma massa de água fria e salgada, portanto mais densa, que corre para o fundo do mar,

Ao nível do Estreito da Dinamarca, existe uma catarata, um flanco, com uma altura de 3,5 km. À sua direita está outro poço muito mais raso. Então, a água fria se deposita nessa cavidade e a preenche. Uma vez que este poço está cheio, a água transborda sobre a catarata antes de atingir novamente o fundo do mar. Continua então seu caminho para o sul, ainda bem estabelecido sob a massa de água mais quente.

É assim que ocorre a cachoeira mais vertiginosa da Terra!

Veja também: Conheça o animal mais mortífero já encontrado no fundo do mar