Conheça o relógio de sol que fica em Paris e é um dos maiores do mundo


Um relógio de sol no coração de Paris: A Place de la Concorde (Praça de Concórdia) é a maior de Paris, seguida da Place Charles-de-Gaulle – onde fica o Arco do Triunfo – e da Place de la République. São 84.000 metros quadrados de história em uma praça singular, aberta ao vazio: geralmente uma praça é ladeada por prédios, mas não ela! De um lado, leva ao Sena, mas também ao Jardin des Tuileries e à Champs-Élysées. Finalmente, apenas o último lado é composto por dois palácios monumentais no meio dos quais começa a rue Royale.

Classificado como monumento histórico desde 1937, o relógio de sol é a maior criação do Iluminismo na capital, da autoria do arquiteto régio de Luís XV, Jacques-Ange Gabriel. Mas o Concorde foi também, e sobretudo, palco de eventos sangrentos, incluindo a decapitação do rei Luís XVI, Maria Antonieta e Robespierre durante a Revolução. Seu nome vem desse período de Terror: em 1795, decidiu-se batizá-lo de Concorde para simbolizar a paz entre os franceses.

Maior relógio de sol de Paris
Imagem: Reprodução

Um relógio de sol no coração de Paris

O relógio de sol de Concórdia vem de Luxor e representa o monumento mais antigo de Paris, com mais de 3000 anos. Doado pelo vice-rei do Egito Mehemet Ali em 1831, é um dos dois obeliscos construídos por Ramsés II na entrada do templo de Luxor. Originalmente, a França receberia o par, mas o transporte do primeiro foi tão longo e tedioso que o segundo foi simbolicamente devolvido ao Egito em 1994.

Este enorme bloco de granito rosa com mais de vinte metros de altura foi erguido no centro da praça em outubro de 1836 e serve como um histórico eixo parisiense entre o Arco do Triunfo do Carrossel, o Arco da Defesa, as Tulherias e a Avenue des Champs-Eliseu. Mas isso não é tudo! Este obelisco também serve de agulha para um dos maiores relógios de sol públicos do mundo! xvideos brasil.

Veja também: Curiosidades sobre o Coliseu de Roma