Curiosidades sobre o Coliseu de Roma


Um monumento construído por ordem do imperador chamado Vespasiano. O Coliseu é uma estrutura grandiosa produzida durante o governo do filho do soberano, é considerado como a escultura mais importante da Roma Antiga.

É importante ressaltar as diversas características do prédio antigo, as parecem permanecem com as estruturas armadas, nas três arquibancadas são constituídas por fileiras de arcos, e em uma das janelas possuem formatos retangulares.

O interior do prédio é construído por divisões, algumas das arquibancadas eram apropriadas para pessoas com classe sociais diferentes, os mais poderosos ficavam com o espaço mais confortável, chamado como Podium, já a classe média encontra-se na área meaniana, os pórticos eram os espaços para as classes mais simples, a plebe e as mulheres. O Podium por tanto eram demarcados para os imperadores, senadores e magistrados.

Uma das grandes visões da área externa do prédio são as bases de sustentação que ainda permanecem intactos. Foi projetado com oito saídas de emergências, para manter a segurança de todos os espectadores do local, pois o monumento possui a capacidade para 80 mil pessoas.

De acordo com relatos históricos, a escultura foi construída sobre o lago da casa de Nero, antes se chamava Domus Áurea, ganhou esse nome Coliseu pois no local tinha uma enorme estátua do imperador Colosso. Segundo fatos, lá era o local em que os cristãos eram lançados aos leões, e haviam lutas entre gladiadores.

Houve uma grande luta em 80 d.C., era uma espécie de comemoração festiva de cem dias, com muitos jogos e lutas, esse acontecimento comprometeu a vida de 2 mil gladiadores e cerca de 9 mil animais, entre eles, aqueles mais selvagens como os leões e entre outros. Toda essa prática foi encerrada em 523 d.C., contudo até hoje é um dos edifícios mais misteriosos e sombrios do Império Romano, um símbolo eterno do local.