Coréia do Norte acusa os EUA de declararem a guerra


Cada vez mais tensa a situação entre os EUA e a Coreia do Norte

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coréia do Norte acusa os EUA, de declarar a guerra em seu país e disse que Pyongyang tem todo o direito de derrubar bombardeiros dos EUA. Ri Yong-ho disse que poderão atacar o oponente, mesmo que os aviões de guerra não estivessem no espaço aéreo da Coréia do Norte.
A Casa Branca rejeitou a declaração que disse ser “absurda”. O Pentágono alertou Pyongyang para parar as provocações. O porta-voz da ONU disse que a conversa poderia ser transformadas em mal-entendidos mortais.
O Sr. Ri, deu a resposta depois da postagem de Trump no twitter, onde afirmou que a liderança norte-coreana não “ficaria por muito tempo” se continuassem com sua retórica.
“O mundo inteiro deve se lembrar claramente de que os EUA declararam a guerra em nosso país”, disse Ri aos repórteres quando saia de Nova York, onde teve à Assembléia Geral da ONU no sábado.
“Desde que os Estados Unidos declararam guerra ao nosso país, teremos todo o direito de contra-medidas, incluindo o direito de derrubar bombistas estratégicos dos Estados Unidos, mesmo que não estejam dentro da fronteira do espaço aéreo do nosso país”.
Trump seguiu o discurso do Sr. Ri na ONU no sábado, quando ele descreveu o presidente dos EUA como uma “pessoa mentalmente perturbada cheia de megalomania” em uma “missão suicida”. Trump respondeu pelo twitter, “Acabei de ouvir o Ministro das Relações Exteriores da Coréia do Norte falar na ONU Se ele faz eco dos pensamentos de Little Rocket Man (pequeno homem foguete), eles não estarão por muito mais tempo!”.
O ministro da Coréia do Norte, respondeu que “a questão de quem não vai estar por muito tempo” seria respondida por seu país.
Nas respostas irritadas do Sr. Ri, a Coréia do Norte usou mais de uma vez a frase “uma declaração de guerra” em relação aos EUA, essa declaração ocorreu dois dias após os aviões de guerra dos EUA voaram próximo a costa da Coréia do Norte .
O Coronel Robert Manning, porta-voz do Pentágono, reagiu fazendo a seguinte declaração: “Se a Coréia do Norte não parar com suas ações provocativas, logo vão perceber que nós garantimos e oferecemos opções ao presidente para lidar com a Coréia do Norte”.
“Queremos que as coisas se acalmem”, disse à Agência Reuters o embaixador da China na ONU, Liu Jieyi. “Está ficando muito perigoso e isso não interessa a ninguém”.
Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, também declarou que, “A conversa impetuosa pode levar a mal-entendidos fatais”, e acrescentou, “A única solução para isso é uma solução política”.
A guerra de palavras de ambos os lados pode ter perdido a mão, mas a verdadeira pergunta é, em consequências práticas podem resultar da guerra de palavras entre Washington e Pyongyang?
Vamos aguardar os próximos acontecimentos.

 

Veja o vídeo: