De modo reservado, ministros do Supremo revelam o que pode acontecer com Lula


 

O julgamento do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, referente ao processo de condenação em primeira instância, está se aproximando e todos aguardam ansiosos o “desfecho” decisivo para o caso, e cada cidadão do Brasil acaba expressando sua opinião, seja a favor ou contra.

Os comentários sempre repercutem pelas redes sociais ou pela imprensa no âmbito nacional e internacional, principalmente quando as declarações são dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ministros do Supremo expressaram suas opiniões sobre julgamento do ex-presidente,
o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello,  afirmou em uma entrevista, que “a lei vale para todos”, outros magistrados se manifestaram, mas querem se manterem anônimos.

O ministro Marco Aurélio se refere ao processo de Lula, que foi condenado pelo juiz de primeiro grau, Sérgio Moro, que está a frente da Operação Lava Jato, sobre a aquisição de um triplex no Guarujá, em São Paulo. Imóvel adquirido de forma ilegal proveniente dos cofres públicos da Petrobrás, vindo de propina recebida de empreiteiras envolvidas em esquemas de corrupção.

Agora caberá ao Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4), de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, se acatará ou não a decisão de Moro, que condenou Lula, deixando assim o ex-presidente inelegível, podendo ainda acarretar a prisão do petista.

O ministro Marco Aurélio declarou que aguardará que a Constituição Federal prevaleça no Brasil e que a ordem jurídica ocorra, e que cobrem “respeito” aos possíveis desvios de conduta do ex-Presidente. Porém, outros três ministros da Corte Suprema não concordam entre eles, sobre o julgamento de Lula.

Um dos ministros do STF disse que se Lula for condenado, deverá ser preso. Outro magistrado da Corte afirma, que Lula não deverá voltar ao Palácio do Planalto. Um outro ministro da Suprema Corte, afirmou que para ele, as ações penais que envolvem o ex- Presidente deveriam ser suspensas, caso vença a eleição presidencial, por serem fatos “estranhos” a um novo mandato presidencial.

São muitas divergências sobre o futuro político e criminal de Lula e dessa forma o futuro do país, continua repleto de incertezas. Só nos resta aguardar o que irão decidir, esperamos que sejam honestos e justos,