Conheça a vida e trajetória de Monteiro Lobato


Biografia resumida Monteiro Lobato

Um dos renomados escritores brasileiros. José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em 1882 em Taubaté localizado no estado de São Paulo, se tornou um verdadeiro educador, ele era escritor e foi responsável por participar da vida de milhões de crianças, levando a literatura infantil por várias gerações.

Criou uma coletânea de clássicos literários, entre eles estavam, seus artigos e contos, com prefácios, críticas, entre os mais variados temas, dando preferência aos conteúdos voltados para a cultura brasileira. Monteiro Lobato, fez um livro que falava sobre a importância do petróleo e do ferro. Em um romance chamado O Presidente Negro, o autor não teve tanta repercussão quanto as outras suas obras.

Se tornou um escritor em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Lisboa ou Paris, e acabou renovando vários livros infantis, usava sua linguagem simples e com um estilo que encantava as crianças. Se preocupava em manter a imaginação e a fantasia em contos e histórias. Os livros didáticos passaram a ficar mais especializados para o público.

Você certamente já ouviu falar do Sitio do Pica-Pau Amarelo, essa famosa obra literária foi produzida por ele, onde podemos encontrar a boneca de pano falante e cheia opiniões próprias, Emília, e a destemida Narizinho.

O Pedrinho, que também pertence a essa criação literária, é uma breve representação do próprio autor quando ainda era criança, há também o famoso Visconde de Sabugosa, uma espiga de milho muito inteligente e de atitudes responsáveis, existe as mais diversas personalidades, como por exemplo as figuras do nosso folclore brasileiro, Saci, Curupira entre outros.

Muitas outras criações foram produzidas como intuito de apresentar toda a sua nacionalidade, Em O Escândalo do Petróleo Monteiro relata muito bem essa questão. José Bento Renato Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948. Certamente foi uma grande perda para todos os brasileiros. Até os tempos atuais seus livros, contos e histórias fazem parte da cultura do nosso povo.