Descubra como atua a gravidade


Você já se perguntou o motivo de determinado objeto ou matéria ir em direção ao solo quando ocorre uma queda? O efeito é simples, porém complexo de explicar, pois trata-se da força da gravidade. Descubra o que é e como ela age no nosso meio.

Umas das forças essenciais no nosso planeta, na natureza existem 4 diferente tipos delas, a gravidade, eletromagnética, forte e fraca. Cada uma corresponde em descrever um processo diferente, a eletromagnética por exemplo é responsável pelos fenômenos elétricos e magnéticos, as fracas estão relacionadas ao decaimento de radiação, as fortes são responsáveis por eventos de curta distância com núcleo atômico.

A gravidade por tanto, trata-se da força que é atraída entre dois corpos, ou seja, de um para o outro, a maior atração gravitacional é gerada a partir do tamanho da massa de um objeto, quanto maior, mais forte o impacto ou a queda, como por exemplo uma maça caindo em direção ao solo, ou uma melancia.

O nosso peso é uma representação física da gravidade em nosso corpo, a balança nos informa a quantidade de massa que carregamos diariamente, a medida é feita através de uma formula: o peso é igual a massa vezes a gravidade. Segundo especialista, a gravidade na terra equivale a 9,8 metros por segundo ao quadrado.

De acordo com relatos históricos de filósofos famosos como Aristóteles, um objeto caia mais rápido ao chão caso fosse mais pesado, no entanto, estudos relatam que a resistência do ar em oposição a aceleração acontece devido à gravidade, como por exemplo, o fato de uma pluma cair lentamente e uma bola de boliche cair mais rápido.

Curiosidades

  • Os buracos Negros possuem uma gravidade tão intensa que nem a luz consegue sobressair.
  • A lua possui a gravidade de 16% do que na Terra, enquanto Júpiter possui cerca de duas vezes mais que nosso planeta.
  • Segundo relatos, Galileu Galilei foi o primeiro homem a realizar testes com a gravidade, derrubando as bolas das Torres de Pisa para medir a velocidade.