Saiba as consequências que uma piada ruim pode causar


Além de um alto índice de negação em convivências sociais, a piada ruim pode gerar um grande desconforto, insulto e até mesmo a prática de um crime. Com os avanços tecnológicos surgem uma nova forma de criar conteúdo na internet, atualmente chamado de meme, uma maneira de ironizar ou rir de um determinado assunto com uma mistura de humor, contudo, nem todos os temas estão sujeitos a essa prática conotativa.

Muitas pessoas se sentem ofendidas pela forma de representação que uma anedota de mau gosto trás, e por mais que a intensão original de alguém que conta uma piada não seja a pior, as consequências desse ato infelizmente pode gerar agressão física, ameaças entre outros ataques, principalmente aqueles que são expostos nas redes sociais.

Segundo pesquisa da Universidade do Estado de Washington, localizada nos Estados Unidos, revelam que as pessoas que praticam essa ação de uma forma negativa, tendem a serem ignoradas socialmente, sofrem devido à sobrecarga de inimigos. Por tanto, é necessário tomar muito cuidado ao falar alguma sobre temas e assuntos polêmicos ou que causam um certo abuso ao próximo.

Segundo a especialista Nancy Bell, a reação verbal em torno daquilo que foi dito de forma desagradável ocasiona em ataque, principalmente aquelas consideradas mais bobas, infantis. A pesquisadora utilizou a seguinte anedota:

“O que a chaminé grande disse para a chaminé pequena?

Nada, Chaminés não falam.”

As anotações afirmaram que a maneira de tratar o público como infantis torna a comunicação verbal extremamente restrita, o palco não reage, e em troca, retribui aquela atitude com olhares raivosos e golpes físicos. Nancy revelou que a piada foi completamente criticada, uma falta de educação por parte do humorista. A pesquisadora não utilizou um tema complicado ao realizar o teste, porém o público entendeu como uma ofensa que seria uma conotação infantil e boba.