6 frases famosas e inspiradoras de Nelson Mandela


Nelson Rolihlahla Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, um dos homens mais importantes que representou e dedicou-se em prol da liberdade de milhares de sul-africanos. Lutou contra o apartheid, chegou a ganhar o prêmio Nobel da Paz. Mandela foi aquele que esteve à frente dos direitos humanos, revolucionou toda uma era com muita dedicação a favor de seu povo.

Além de ser um grande símbolo de resistência, Mandela deixou muito aprendizado, uma pessoa altruísta que cultivava a união de uma sociedade livre e democrática. “Lutei contra a dominação branca … É um ideal que eu espero viver e alcançar”, declarou. Conheça algumas de suas frases famosas que são inspiradoras:

1 – “Sou otimista. Se isso vem da natureza ou da criação, eu não posso dizer. Parte de ser otimista é manter a cabeça apontada para o sol, os pés se movendo para frente. Houve muitos momentos sombrios, quando minha fé na humanidade foi duramente testada, mas eu não iria e não podia me entregar ao desespero. Dessa forma, se estabelece a derrota e a morte.”

2 – “Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.”

3 – “As dificuldades dobram alguns homens, mas formam outros. Nenhum machado é afiado o suficiente para cortar a alma de um pecador que continua tentando, um pecador armado com a esperança de que irá se erguer no fim.”

4 – “O ressentimento é como beber veneno e esperar que ele mate seus inimigos.”

5 – “Que nunca, nunca, nunca mais esta bela terra experimente novamente a opressão de um pelo outro e sofra a indignidade de ser a escória do mundo. Que a liberdade reine.”

6 – “Que nunca, nunca, nunca mais esta bela terra experimente novamente a opressão de um pelo outro e sofra a indignidade de ser a escória do mundo. Que a liberdade reine.”